terça-feira, 6 de março de 2012

Feng Shui: Mudar para harmonizar

Pensar em Feng Shui já dá uma preguiça, não é? Se você acha que vai ter que mudar todos os móveis de lugar, colocar a cama na janela, o guarda-roupa na porta, e dar um fim naquele xodó de armário de quinquilharias, pode parar por aí e dar uma lida abaixo. Feng Shui é muito mais simples e fácil de adotar do que contar quantos bibelôs você comprou na última semana pra colocar naquele armário.

Feng Shui é um termo de origem chinesa que literalmente significa vento e água.
O Feng e o Shui são representados pelos famosos ideogramas chineses: o Yin Yang.
Para facilitar:
YIN – Shui – Água
YANG – Feng – Vento
De acordo com essa linha de pensamento existente há mais de 4000 anos, a relação YIN YANG representa o conhecimento das forças essenciais na conservação de energias positivas que estão presentes em um determinado espaço, canalizando e redirecionando as negativas para beneficiar os seus usuários. Se utilizada do modo correto, pode trazer o equilíbrio acompanhado de saúde, boa sorte e prosperidade.
O Feng Shui pode ser aplicado na planta da casa toda ou em um único ambiente para identificar as oito diferentes áreas da vida: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade e amigos. Cada uma delas pode ser ativada através do uso de cores específicas ou objetos correspondentes. Veja aqui os diferentes significados das cores no Feng Shui.

Para ajudar esse fluxo de energias, os diferentes aromas também têm grande relevância. É sempre indicado que cada ambiente da casa possua um aroma diferente. Saiba mais sobre os benefícios de cada aroma, aqui.
E nessa semana, me propus a mudar algumas coisas, principalmente no meu quarto. Mas acabei estendendo algumas práticas ao resto da casa também.
Para começar pelo meu quarto, fiz a famosa “rapa”. Tirar tudo que estava no pacote roupa-sapato-bolsa-folhas-cadernos-e-afins que eu realmente não utilizava mais, ou só guardava por algum suposto significado emocional, mas que nos 364 dias restantes, eu nem me lembrava qual era.
Depois disso, acendi um incenso de eucalipto para limpar e purificar as energias negativas do quarto. Já na sala um de tangerina para trazer alegrias, harmonias e boas conversas.
E comprovando toda essa sabedoria adquirida com o Feng Shui, realmente senti os ambientes mais leves, mais gostosos e convidativos. Essas foram as poucas e primeiras mudanças, mas que já estão fazendo a diferença para eu atingir o meu próprio equilíbrio utilizando fatores externos como benefício.
Já tenho alguns planos futuros para aplicar mais o Feng Shui, mas, conforme as novidades surgirem, vou contando aqui.
E para você que quer saber um pouco mais desse mundo e prática milenar fascinante, é só acessar o Portal Feng Shui Brasil.
Até semana que vem!

Um comentário:

  1. Não use exclamação.

    Padronize a fonte. Você come;cou com arial itálico e depois usou uma fonte serifada.

    Bom uso dos links.

    ResponderExcluir